• Grey Facebook Icon

© 2018 por Radiologia Carazinho

Densitometria

Como é a Densitometria Óssea?

 

A Densitometria Óssea é uma medida quantitativa da massa óssea que permite o diagnóstico e o seguimento de tratamento da osteoporose, bem como a avaliação do risco de fratura.
É indicado para indivíduos com maiores fatores de risco para desenvolver a osteoporose, como as mulheres na pós-menopausa, pacientes com doenças da tireoide, com  história familiar de fratura ou de osteoporose, fumantes, sedentários, etilistas, pacientes com doenças reumáticas, cálculo renal ou doença gastro-intestinal, bem como aqueles em uso de corticosteóides. Além disso, em indivíduos com relato de fratura prévia por trauma de baixo impacto.

 

Como é o exame?

 

O paciente é posicionado em uma mesa, com o auxílio de técnico especializado, permanecendo deitado por cerca de 5 a 10 minutos. Durante o exame, a equipe estará sempre disponível a auxiliar o paciente quando for solicitada. Você deve comparecer ao exame com roupas leves e confortáveis, sem metais (ziper, botões, metálicos, etc.). A duração total do exame é de 20 minutos, no entanto, recomendamos chegar com 30 minutos de antecedência.

 

De quanto em quanto tempo é necessário realizar o exame?

 

Em média, a cada 12 meses, mas existem situações especiais nas quais pode ser repetido mais precocemente, como uso crônico de corticosteroides, à critério do médico.