Punção e Biópsia guiada por Ultrassonografia

1/1

O que é a punção?

 

A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) guiada por ultrassonografia, é utilizada principalmente em lesões da tireoide e linfonodos.

 

Por intermédio deste procedimento é possível obter células de uma lesão (vista na ultrassonografia), que serão analisadas com o auxílio de um microscópio, pelo médico patologista, com experiência em citopatologia. O exame é relativamente simples e rápido, após realizar desinfecção da pele e anestesia local, introduz uma fina agulha até a lesão e aspira algumas células da região. Tudo isso é feito com o controle preciso pela ultrassonografia, em tempo real, que permite identificar muito bem a agulha de punção e as estruturas do local, para evitar quaisquer complicações. 

Tipos de punção realizadas:

-Punção por agulha fina da tireoide

- Biópsia de próstata

 

Como é o procedimento?

 

- O paciente é posicionado na cama de ultrassom na posição adequada para realização do procedimento.

- O local adequado para punção é avaliado antes de se fazer a antissepsia (limpeza) do local de punção.

- Nos casos que seja necessário, é realizada anestesia local para a passagem de agulha de biópsia.

- Durante todo o procedimento, o médico que realiza a a biópsia orienta e explica o necessário para melhor realização do procedimento.

 

Orientações para o procedimento de punção:

- Caso você tenha realizado exames prévios, pedimos para trazer os exames anteriores para que a equipe médica possa fazer uma avaliação mais completa do seu caso.

- Se você use medicação anti-coagulante, AAS ou similares, é orientado, junto com o seu médico, suspender o uso por um período específico, a fim de que se diminua o risco de haver sangramentos.

- Pedimos pelo menos 2 horas de jejum para a realização do procedimento.

  • Grey Facebook Icon

© 2018 por Radiologia Carazinho