Ecocardiografia

1/1

O que é Ecocardiografia?

Ecocardiografia é um teste sem dor que usa ondas de ultrassom para criar imagens do coração. A Ecocardiografia da ao médico informações sobre o tamanho e forma do coração e como estão trabalhando suas válvulas e câmaras.

O teste pode, também, identificar áreas do músculo cardíaco que não estão contraindo normalmente devido ao pouco fluxo de sangue ou lesão de ataques cardíacos anteriores.

Além disso, o exame pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, acúmulo de fluido no pericárdio e problemas na aorta, a principal artéria que irriga o coração.

Quando precisa fazer a Ecocardiografia?

O médico pode indicar o exame para pacientes que estejam sofrendo sinais e sintomas de problemas cardíacos. Os sintomas mais comuns são a falta de ar inchaço nas pernas, que podem ser consequência da fraqueza do coração, a conhecida insuficiência cardíaca, a qual pode ser detectada pela Ecocardiografia.

Quais outras informações o médico pode obter?

Com a Ecocardiografia o médico saberá o tamanho do coração, cujo aumento pode ser resultado de pressão alta, válvulas cardíacas com vazamento ou insuficiência cardíaca.  Saberá se os músculos cardíacos estão fracos e não bombeiam o sangue apropriadamente.

A Ecocardiografia poderá mostrar se alguma das válvulas do coração não está abrindo normalmente ou não sela completamente quando fecha.  O médico saberá como está a aorta, para detectar problemas com aneurisma, coágulos sanguíneos ou tumores, entre outros.

  • Grey Facebook Icon

© 2018 por Radiologia Carazinho